PNL, PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA – O QUE A PNL FAZ PARA VOCÊ!
PNL, Programação Neurolinguística, é o estudo e a prática da excelência pessoal e profissional.
Ela proporciona a pessoas e empresas as ferramentas de comunicação adequadas para conseguir os melhores resultados com o uso da neurologia, a lingüística e a programação.
O sistema neurologico regula o funcionamento do nosso corpo; a linguística cuida de como nos relacionamos com os outros através da fala; e a programação indica a seleção e uso dos modelos adequados para nós.
Assim, a PNL é a dinâmica fundamental entre mente e linguagem e mostra como a relação entre tudo isto afeta nosso corpo e nosso comportamento.
A PNL começou nos início dos anos 70, com Richard Bandler que defendeu a sua tese universitária, com o seu professor John Grinder, observando os modelos de conduta humana para saber como agiam determinados profissionais e algumas pessoas pra conseguir o máximo desenvolvimento em excelência, enquanto que outras, fazendo aparentemente o mesmo caminho, não o conseguiam.
Observando também o trabalho de psicólogos, eles desenvolveram processos sistemáticos e teorias que constituem a base sobre a qual, mais tarde, se criou a PNL.
Fundamentalmente estudaram o trabalho de Virginia Satir, considerada como uma das melhores psicoterapeuta familiar.
Fundamentaram-se também na Gestalt Terapia, de Fritz Perls e na Hipnose de Milton H. Erikson, Hipnose Eriksoniana.
Eles estudaram para descobrir os modelos teóricos que tinham em comum e como conseguiam os seus resultados com excelência, mesmo sendo tão diferentes em tudo. Inclusive em sua personalidade.
Mais tarde, já com a PNL estabelecida, deram a estes padrões de comportamento, o nome de Metamodelos, Submodalidades, Padrões de Linguagem e Ressignificação.
O QUE A PNL FAZ PARA VOCÊ:
– Ajuda a conseguir uma comunicação mas efetiva com as pessoas, na vida familiar ou profissional.
– Proporciona ferramentas para compreender o significado da mente, seu funcionamento e como conseguir um controle sobre os sentimentos e ações.
– Estabelece corretas relações com o passado, ajudando a eliminar tudo o que não serve para o presente.
– Descobrir e traçar as estratégias que te levam ao êxito.
PRESSUPOSTOS DA PNL
– O Mapa não é o território: Usamos nossos mapas mentais para descrever uma realidade que não é ela em si mesma, mas é a nossa realidade, baseada em nossos valores e crenças.
– Todos têm todos os recursos necessários para executar todas as mudanças desejadas.
– Toda ação tem uma intenção positiva.
– Não há fracassos, apenas resultados.
– A pessoa com mais alternativas é a que detém o poder.
– Tudo pode mudar.
– Se fizermos tudo sempre igual chegaremos sempre ao mesmo resultado.
– Se alguma coisa não dá certo, MUDA!