AS BEM AVENTURANÇAS – O SAL DA TERRA
Antes da chegada a hora de pronunciar o Sermão da Montanha, Jesus pregou por toda a Galiléia. Suas palavras revelavam um Mestre fora do comum e multidões iam ouvi-lo. Jesus usava as palavras de acordo com quem o ouvia, assim deixou os ensinamentos mais elevados para os discípulos próximos que tinham o acompanhado em toda sua peregrinação junto do povo. Os levou à encosta de uma colina aonde podiam estar em silêncio e concentrados sem serem interrompidos e segundo os evangelhos dizem lhes ensinou o evangelho eterno, que continua sendo ensinado por todo Grande Mensageiro. Nele o Cristo pede a nós todos, que pretendemos ser Filhos do Pai, primeiro que ouçamos, depois que percebamos por nós mesmos.
… E abrindo a boca, ensinava-os, dizendo …
AS BEM -AVENTURANÇAS
Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus
Bem aventurados os que choram porque serão consolados
Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados
Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus
Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus
Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus
Bem aventurados sois quando vos caluniarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de Mim
Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram os profetas, que vieram antes de vós.
O SAL DA TERRA
Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que se há de salgar? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candelabro, e assim ela brilha para todos os que estão em casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus.