DIWALI: O FESTIVAL DAS LUZES INDIANO

DIWALI: O FESTIVAL DAS LUZES INDIANO
Advertisement

 


Diwali é a comemoração do Ano Novo Indiano. 

O Festival das Luzes, Diwali ou Deepavali, representa a vitória da Luz do bem sobre a escuridão do mal e se celebra nos primeiros dias de novembro, na lua nova, em toda Índia e em todas as comunidades no mundo que cultuam o hinduísmo.

Este é um dos quatro principais festivais e comemora a prosperidade segundo a lenda de que Lakshmi, a Deusa da Riqueza, sai da escuridão para iluminar todas as casas com riqueza. Para esta festa todos compram roupas novas, colares, pulseiras e brincos e os que podem compram carros, renovam os moveis e tudo o que puderem porque a riqueza não é parada então precisam demonstrar que eles têm para gastar assim a Roda da Riqueza de Lakshmi lhes trai mais daquilo que oferecem porque todos os Deuses são ricos e abundantes.

As pessoas oferecem doces (que lembram a doçura do amor e da vida) umas às outras e todos os templos estão enfeitados com muitas flores, doces e velas acessas que representam a Luz Divina. Os rios recebem oferendas de folhas em forma de cestinhas com velas, doces e flores.

As lamparinas ou velas são colocadas enfileiradas representando a união de todos e a luz da vela, a Chama Sagrada, que pode acender muitas e muitas outras chamas sem se apagar.
As luzes de Diwali são colocadas nas portas de entrada, nas ruas e avenidas, na frente dos Templos, sempre do lado de fora porque a Luz deve ser benéfica e próspera para toda a humanidade. Dizem os hindus com suas lindas lendas que a Luz ilumina a todos e pode prevenir de quedas em todos os sentidos porque quando permitimos que a Luz nos guie vemos melhor tudo o que acontece.

OS SEIS DIAS DA CELEBRAÇÃO

A celebração de Diwali dura seis dias sendo que no primeiro dia limpam a fundo suas casas, lojas e o corpo tomando banho de óleos perfumados. Decoram a parte externa das casas com enfeites coloridos e ricos. Vestem suas roupas novas e à noite reverenciam seu dinheiro, principalmente as moedas douradas símbolo da riqueza. E acendem muitas lamparinas e luzes.

No segundo dia as pessoas visitam seus parentes e amigos levando doces e colares de flores representando o amor que eles sentem pela família.

No terceiro dia, adoram Lakshmi, a Deusa de riqueza. Os comerciantes fecham as portas das lojas e as reabrem com todas as luzes acessas; retiram do caixa todo o dinheiro e moedas e depois colocam novos. Nesta noite se soltam muitos fogos de artifícios para Lakshmi.

O quarto dia de Diwali representa a montanha que Krishna levantou com um dedo para proteger os aldeãos das chuvas torrenciais da estação. Os mais tradicionais levantam uma montanha de estrume (das vacas consideradas sagradas) e os mais modernos fazem muros (montanhas) de alimentos que depois são distribuídos entre os necessitados.

No quinto dia celebra-se a ‘união’: irmãos visitam os outros irmãos, levam presentes e saem de mãos dadas para passear pelas ruas vendo-se milhares passeando de mãos dadas. Muitos tomam banhos em rios sagrados como o Ganges.

O sexto e último dia de celebração se encerra com um baile público em que todos dançam à deusa Lakshmi, a Ganesha e Vishnu soltando mais fogos de artificio e pintando seus rostos e com muitos colares de flores. 

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi