2016 – UMBANDA
UMBANDA
2016 será regido por um Orixá muito amado que traz Paz e serenidade
OXALÁ – O orixá maior em todas suas formas
Oxalufã, Oxaguiã, Obatalá, Orixalá
Oxalá e a criação da Terra
No começo do mundo todo era pantanoso, cheio de água. Acima havia o céu, onde vivia Olorum e todos os orixás.
Às vezes Eles desciam pelas teias de aranhas para brincar nos pântanos. Ainda não havia terra firme e o homem não existia.
Então um dia Olorum chamou Oxalá, o Grande Orixá, e lhe pediu que criasse a Terra. Deu-lhe uma concha de mar cheia de terra, uma pomba e uma galinha.
Oxalá-Odudua (o mais novo) desceu e roubou a concha do Oxalá Obatalá que tinha ficado dormido. Colocou a concha com terra no pântano e a pomba e a galinha sobre ela. Rapidamente as duas aves começaram a ciscar e jogar terra para todos os lados até firmar tudo.
Oxalá voltou e contou para Olorum que tinha cumprido a missão, mas não contou a verdade. Depois da terra se firmar bem esse lugar foi chamado de Ifé, que significa ‘ampla morada’.
Olorum perdoou Obatalá por ter dormido e o mandou de novo para a terra desta vez com árvores, alimentos e riquezas para o homem.
E o céu mandou a chuva e tudo começou a se reproduzir. Ifé é considerada pelos Iorubás o berço da humanidade.
Olorum – Senhor do Céu e Olocum – Dona dos Oceanos tiveram dois filhos: Orixalá, o primogénito também chamado de Obatalá e Odudua o mais novo. Odudua criou a terra e Obatalá o ser humano.
Oxalá e o dinheiro
‘Dinheiro’ era filho de Oxalá; prepotente e abusado, contava muita vantagem e se achava mais poderoso que o pai desafiando até a Morte a quem prendeu numa rede e a levou para mostrar a seu pai que tinha vencido.
Mas, Oxalá muito furioso lhe disse que ele achava que podia causar todo bem e todo mal só porque era o Dinheiro e o expulsou da sua casa afirmando que todo dinheiro que carrega sujeira nunca será bom. Oxalá sempre dá mais valor à humildade e generosidade do que aos bens materiais que o dinheiro compra.
Em 2016 Oxalá velho, Oxalufã traz calma e serenidade e nos pede para repensar nossas ações e depertar para o Amor Maior, a espiritualidade e o próximo.
Ele é o guardião da Humanidade e nos protegerá de tempestades e situações embaraçosas.
Quem agiu erradamente no ano anterior terá a oportunidade do arrependimento e do recomeço.
Oxalá não gosta de mentiras nem traições e castiga as pessoas que agem assim.
Oxalá jovem, Odudua, é mais atrevido, mas mesmo assim nunca briga com as pessoas, ele briga pelas ideias que sustenta.
Saudação: ÈPA BÀBÁ !
Cor: Branco leitoso
Dia da semana: Sexta-feira
Elemento: o ar, simbolicamente o céu
Símbolo de ação: Opáxoró (cajado)
Erva: tapete de Oxalá.
Comida: canjica, pipoca, tudo o que for branco, mas detesta aceite de dendê ou outros elementos que possam manchar suas vestes porque Ele detém a Pureza.
Domínio e ação: criação, vida e morte.
No sincretismo com o catolicismo é JESUS
MAGIA: Em 2016 no primeiro dia que estiver em casa coloque um pratinho branco com pipoca, canjica cozida em água com açúcar e uma flor branca sem espinhos. Peça paz para sua família e sua casa e, se tiver algum problema em família ou com a vizinhança, que ele seja resolvido.
Deixe três dias em casa e depois leve a um jardim bem aberto (durante o dia). Em casa pode acender uma vela branca de três dias e se gostar colocar incenso de rosas brancas.
Pode repetir sempre que precisar de paz.
AXÉ!