LENDA DE OGUM: COMO ELE VENCEU XANGÔ

LENDA DE OGUM: COMO ELE VENCEU XANGÔ
Advertisement

 

Ogum e Xangô nunca se reconciliaram. Às vezes tentavam, mas acabavam brigando pelas coisas mais sem importância. Os dois eram excelentes guerreiros. Um dia Ogum propôs a Xangô uma trégua em suas lutas até a próxima lua. Xangô não aceitou e quis uma aposta com Ogum: de dia iriam à praia e quem mais conseguisse pegar búzios ganharia e o outro teria que lhe dar o fruto da colheita.
De noite Ogum passou na casa de Oiá (Iansã) e lhe pediu que encontrasse Icu (a morte) e lhe pedisse que aparecesse no dia seguinte na praia no lugar que tinha combinado com Xangô.

No dia seguinte foram ambos para a praia e começaram a pegar búzios desesperadamente porque um queria ganhar do outro a tudo custo. Xangô nem levantava a cabeça, às vezes somente olhava de relance para Ogum que catava desenfreadamente os búzios. 

De repente Xangô viu uma sombra a sua frente e ao levantar os olhos vê Icu, a Morte, que rindo dele o assustou e fez com que largasse a sacola com búzios e corresse muito rápido para longe. 

Assim, Ogum ganhou a aposta. À noite Ogum foi à casa de Xangô que, envergonhado, lhe entregou a colheita como tinham combinado. 

About The Author

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi