SABE SER FELIZ SOZINHO?
Sábado. Muita gente preparando-se para viver um fim de semana com amigos e muitos outros pensando que ficarão sozinhos.
A solidão assusta, por isto muita gente não quer que chegue o final de semana. É complicado ficar sozinho conosco quando não se está bem!
Ouvir o som do silêncio pode ser uma experiência desesperadora nestes casos! É aqui que a TV se torna uma opção. Deve ter gente dizendo TV opção!? É gente! A TV, o rádio, as conversas a toa, os filmes uns após o outro, sem parar, encobrem o silêncio interior tão importante.
Na medida em que se cresce e amadurece desligam-se os barulhos externos e se escuta com alegria o som interior. Nos tornamos mais seletivos, escolhemos melhor o que queremos para nos fazer companhia porque ao ouvir a voz interna do coração, da intuição, nos sintonizamos com o que há de melhor, para nós, naquele momento. Então já não queremos qualquer barulho, qualquer som, mas o especial, o nosso, aquele que virá para acrescentar alegria e sabedoria. Momentos de silêncio são muito importantes.
O verdadeiro conhecimento da vida vem através do silêncio. Experiências de êxtase, de paz, não acontecem no meio da multidão. Quanto mais se grite, se fale alto, num processo de interiorização espiritual e de vida, menos será aproveitado o momento.
Alguém consegue imaginar Jesus ou Buda, Krishna ou qualquer outro ser que se tornou Mestre, gritando para que as pessoas os sigam, ou chamando aos berros pelo Pai! Me escuta!? Não, a vida espiritual, o sucesso da vida cotidiana dependem do nosso silêncio interno, do quanto nos entendemos e nos comunicamos com o coração com o plano espiritual. Diariamente deveríamos ter momentos de silêncio mesmo no meio da multidão, deste modo viveremos o silêncio positivo, o construtor, o que nos levará à compreensão total dos processos da vida: a dor e o sofrimento serão vividos como estágios necessários para se atingir novamente a alegria e a paz. Viver bem no silêncio, com alegria, indica um grau de desenvolvimento emocional e espiritual alto. Por que não começar neste sábado a planejar uma vida mais silenciosamente aconchegante e feliz?
Da amiga que os ama, Rakel Possi.