VÊNUS E PSIQUE. A HISTÓRIA DA INVEJA
Olá, meus amigos!
Dizem que Vênus representa o amor, será somente isso? Vejamos!
Os Deuses também amam, ou pelo menos é isto que a mitologia nos diz. E parece que todos eles também passaram pelos mesmos problemas que nos, terráqueos, passamos.
De Juno a Hera e Vênus, esta última tão bonita e com tanta inveja de uma jovem mortal, Psique, surge uma das bonitas lendas.
Porque será que uma Rainha dos Deuses, poderosamente bela, invejaria uma pobre mortal? É verdade que não era uma mortal qualquer: era Psique.
Psique representa o reflexo de si mesma. E ela era muito, mas muito bonita, porque sua alma era bonita. Uma beleza total, como Jung define a psique: a totalidade da alma, do espírito.
Vênus por sua parte era a própria beleza de rosto, cabelo, corpo perfeitos. A mais bela de todas as Deusas.
Não obstante, Psique conseguia escurecer tanta beleza. A Deusa ficou com inveja e quis se vingar pela beleza que a outra tinha e precisava vê-la sofrer. Então mandou seu filho Eros (Cupido) feri-la com uma seta para que ninguém a amasse.
Mas o destino tinha lhe preparado uma armadilha, e ele mesmo, Cupido, caiu na vingança da mãe.
Cupido e Psique se apaixonaram.
Um exemplo claro de que a vingança não compensa!
É incrível! Mas isto se repete em nossos dias.
Ainda há pessoas que não se valorizam e não se estimam, e em vez de ressaltar o que tem de melhor preferem invejar os outros.
Vênus se comportou assim também.
Psique dá medo: é o interno, o desconhecido. Psique ainda desperta inveja: pessoas muito bem resolvidas são alvo de críticas, de inveja. A inveja é uma energia mal canalizada que nunca leva a nada positivo. O que invejamos é o que falta em nós, e a vingança é a vontade de condenar a quem possui o que para nós está em falta. Muitos preferem invejar em vez de trabalharem seus defeitos.
Enfrente Psique, veja seus defeitos. Quanto mais achar que são os outros que tem defeitos, mas eles estão presentes em você mesmo!
Críticas só mostram o nosso modo de ver a vida. Se você acha que só você está certo, como Vênus que queria ser a única em beleza, mostra apenas sua fraqueza e seu orgulho que não lhe permite reconhecer que sua beleza é apenas externa, mas que por dentro … Quanta coisa precisa mudar!
Seja forte como Psique, bela como as duas, e apaixone-se pela vida: sua vida.
Deixe todo mundo viver em paz! Sem invejas nem vinganças!
Com amor, da amiga Rakel Possi.