A CHAMA DO 6° RAIO E O ESPIRITO SANTO
O Sexto Raio tem por finalidade dirigir e governar a energia criadora no mundo emocional e costuma chamar-se de Raio da Devoção.
Nele, o Espírito Santo, representa sempre uma energia de natureza ígnea (fogo) na manifestação da terceira pessoa. Quando pensamos em devoção imaginamos algo como emoção do coração elevada à religião. Emoções são sempre aquosas (água).
Porém, a devoção do sexto raio, cuja característica é a devoção cálida e fervorosa, é a entrega do homem a Deus.
Neste raio encontramos o profundo mistério da transmutação dos desejos e emoções, que pode converter o homem em divinamente criador pela espiritualização de sua energia criadora.
Consequentemente, o sexto raio é de espiritualidade e pureza, porém o homem só é verdadeiramente espiritual quando toda a sua natureza emocional estiver não apenas subjugada, e sim, transmutada, e a pureza é o meio da transmutação.
É por isto que quando nos relacionamos com o Mestre Jesus, Primeiro Diretor (conhecido no Ocidente) do 6º Raio, vemos Nele a encarnação da pureza, unida à mais ardente devoção.
É Sua fortaleza da verdadeira espiritualidade em que a Luz do espírito interno brilha no homem externo, e na qual todo mundo é abrasado pelo fogo da verdadeira devoção.
Tão forte é esta devoção, tão completo o domínio das emoções e desejos, que se converte numa total entrega a Deus, sendo esta a principal característica do sexto Raio: governar as emoções e transmuta-las.