LENDA DA ENCANTADA
LENDA DA ENCANTADA
Conta a história que há muitos séculos nas terras da Espanha uma princesa árabe, muito bonita e de longos cabelos, se apaixonou por um príncipe cristão. Isto provocou a ira do seu pai que nunca permitiria este namoro.
Num ato de extrema ira o pai amaldiçoa a filha a viver sempre encantada, presa em seu castelo, que ficaria ás margens do rio Segura no caminho de Guardamar província de Alicante.
A partir desse dia ela fica sozinha apenas com um espelho muito bonito e um pente de ouro com o qual penteia seus cabelos. Sempre na noite de São João a princesa encantada sai do castelo em busca de um homem que a livre do seu encantamento.
Todos os homens temem este encontro porque aqueles que tentaram salva-la, conta a lenda, teriam morrido de uma forma muito trágica.
Mas ela não desiste e ano após ano procura seu príncipe para pedir que a carregue em seus braços até o rio para lavar seus pés cansados de tanto andar e que ele quebre a maldição. Mas a medida que o homem a carrega ela se torna mais e mais pesada e monstros e figuras amedrontadoras aparecem no caminho até que o homem cai desfalecido e solta a princesa e ao cair ela corre de novo para o castelo.
Diz a voz do povo que a princesa terá paz somente quando um homem muito valente e forte a carregue para longe do pai.
Para que ela seja liberada da maldição acendem-se fogueiras na noite de São João e os homens saltam sobre elas. Conta a lenda que os homens ficam com muito medo esta noite e evitam o caminho do rio ou as estradas próximas porque a princesa pode tomar outras formas de mulher e seduzi-los.
Sentem-se mais seguros em torno da fogueira…