TIPOS DE CRUZ
SWÁSTICA HALLADA – (cruz gamada) Pode ser a cruz mais antiga que se conhece e oriunda da ìndia e significa “bor sorte”. E a única cruz que imprime movimento à vida por estar situada fora do éixo estático vertical como as outras.
ANSATA ou ANKH – Originaria do Egito se chama assim pela sua forma com uma asa para ser carregada. “Ansa" significa “asa”. Também é chamada de “chave do Nilo”. A parte superior arredondada representaria a mulher e o corpo inferior o homem ou os aspectos feminino-masculino no equilíbrio do Universo.
CRISTÃ – Simbolo do cristianismo representa o sacrifício de Jesus ao ser morto na cruz cumprindo seu carma. Feita com dois pedaços de madeira a mais cumprida vertical cortado pela menos horizontal é o maior símbolo cristão. É a mais usada no mundo latino.
GREGA – Também chamada de crux inmmisa quadrata é composta por dois braços do mesmo comprimento simbolizando o equilíbrio entre o mundo terreno e o Divino. Pela sua forma é muito usada como modelo para a construção de templos.
CRUZ SOLAR ou Cruz de ODIN – difundida pela histórias do Rei Arthur da Tavola Redonda que acreditava que no fundo do Santo Graal se encontra esta imagem.
CRUZ DE SÃO PEDRO (5) – É a cruz latina invertida sobre o eixo horizontal. A Tradição Católica conta que São Pedro foi martirizado em Roma, sendo crucificado de cabeça para baixo.
CRUZ SOLAR (6) – Também conhecida como “disco solar” ou “chalice well”, devido à história do Rei Arthur, que achava que o poço do Santo Graal tinha essa imagem no fundo.
CRUZ DE SANTO ANTÃO (7) – Também conhecida como cruz de Tau – letra do alfabeto grego equivalente ao T – cruz egípcia e crux commissa. Francisco de Assis assinava com ela.
CRUZ DA ORDEM DE CRISTO (8) – Originalmente utilizada pela Ordem de Cristo de Portugal. Desde então se tornou um símbolo de Portugal, utilizado nas velas das naus no tempo dos Descobrimentos.
CRUZ DE JERUSALÉM (9) – Foi a insígnia do Reino Latino de Jerusalém, que existiu por cerca de duzentos anos após a Primeira Cruzada. As quatro cruzetas nos cantos simbolizariam ou os quatro Evangelhos ou as quatro direções para as quais a Palavra de Cristo espalhou-se, a partir de Jerusalém. Ou as cinco cruzes podem simbolizar as cinco chagas de Cristo durante a Paixão.