EXÚ FALA MUITO E SE ATRAPALHA COM O QUE DIZ
No começo do mundo estava tudo muito desorganizado porque as coisas ainda estavam em formação. Havia muito a ser feito. Toda vez que Orunmilá (Deus) descia à Terra recebia muitas perguntas. Os homens queriam saber como agir, os animais queriam saber qual era seu papel e até os Orixás se sentiam um pouco perdidos em suas funções.
Exú queria ajudar e propôs que se dividissem as funções de forma correta. Assim, Ele diz que se deveria apresentar a cada um, seja humano, Orixá ou animal, uma questão simples e que deveriam ver a resposta que eles dariam e que deveria ser direta e clara. O que cada um dissesse demostraria sua forma de pensar e determinaria seu destino.
Orunmilá gostou da ideia de Exú e a aceitou.
Então foi feita uma pergunta a cada um e de acordo com a resposta lhe era dado seu destino.
Mas, Exú é arteiro e pensava em como confundir Orunmilá.
Num momento Orunmilá perguntou a um homem: ‘Preferes viver dentro ou fora?’
O homem respondeu: ‘Dentro’. E Orunmilá criou as casas e determinou que todos os homens tivessem casas para morar.
De repente, Orunmilá que era muito mais esperto que Exú, lhe pergunta rapidamente: ‘E tu Exú? Dentro ou fora?’
Exú levou um susto! Como estava mais preocupado em confundir Orunmilá do que pensar nas respostas, se confundiu e apressadamente disse: ‘Fora. Claro!’ Mas, percebeu o erro e tentou se corrigir dizendo: ‘Não, ao contrário. Prefiro dentro.’
Orunmilá percebeu que Exú estava querendo criar confusão e lhe disse: ‘Vou aceitar a primeira resposta porque Tu mesmo disseste que assim deveria ser com todos. A partir de agora Tu viverás fora e não dentro de casa.’
E assim desde então Exú se encontra a céu aberto nas ruas ou nos campos, nas trilhas. Suas imagens, ao contrário dos outros Orixás, deve ser mantida for a das casa desta forma Ele cumpre sua missão de estar for a e dai vem a tradição de que protége as casas recebendo e vendo tudo o que acontece nas ruas à porta da moradia dos humanos.