SOLSTÍCIOS – DIA E NOITE MAIS LARGOS DO ANO
Solstício é uma palavra derivada do latim que significa sol (sol) e sistere (imóvel, que não se move).
O Solstício de inverno marca astronomicamente o início do inverno, no hemisfério sul acontece entre os dias 21 a 23 de junho e no hemisfério norte 21 a 23 de dezembro.
Estes dados estão relacionados espiritualmente ao nascimento e renascimento em todas as culturas porque no inverno o Sol, a Luz, se esconde e surge a escuridão.
Os rituais são realizados para a Luz do Sol renascer e aparecer novamente.
WICCA
Na tradição Wicca e nas antigas religiões pré-cristãs os templos erguidos na natureza seguiam os movimentos do Sol de forma que sempre ficassem orientados segundo a rotação dos astros no céu.
Nas linhas do Trópico de Câncer e Capricórnio neste dia os raios solares incidem verticalmente sobre eles. Já nos Polos o dia (se for verão) ou uma noite (se for inverno) tem 24h ininterruptas.
ROMANOS – PERSAS
Os romanos ofereciam suas festas no solstício de inverno comemorando como Saturnalias em que reverenciavam o deus Saturno.
Eles também celebravam o nascimento de Mitra, Deus Persa.
Estas celebrações foram escolhidas como data fictícia para o nascimento de Jesus com a intenção de afastar as pessoas destas celebrações chamadas pagãs. Hoje já sabe que de fato Jesus não nasceu em dezembro.