PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Advertisement

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Esta Psicologia, criada no fim dos anos 60, é a Psicologia que transcendeo ego, o tempo e o espaço.

Seu criador Stanislav Grof tentando encontrar como falar a respeito das experiências de consciência que alguns clientes apresentavam em consultório,  percebeu que alguns pacientes alcançavam o que ele chamou de ‘estados inusuais de consciência’ que passou a se chamar de estados alterados de consciência. 

Ele também chamou estes estados como de ‘urgência espiritual’ ou ‘estados de emergência espirituais’, quando as pessoas não conseguem identificar seus diagnósticos como uma doença psiquiátrica nem se encaixam em tratamentos tradicionais.

O estudo de Graf como de outros, permitiu que se chegasse à respiração Holotrópica e a outras modalidades de cura como técnicas que vem do xamanismo, regressão de memória, muitas vezes mal citada como "vidas passadas" e uso de ervas e substâncias alucinógenas.

Normalmente no dia a dia , operamos com a nossa consciência atenta aos detalhes o que nos permite ver a realidade como um conjunto de eventos que ocorrem tridimensionalmente e em tempo linear. Isto nos permite controlar os fatos corriqueiros e que precisam da nossa atenção.

Quando nos permitimos derrubar as barreiras entre o ‘eu’ e os ‘outros’ ou o ‘agora’ e o ‘depois’ , a consciência passa a ter domínios, espaços de atuação, cada vez maiores. Tanto que podemos ‘imaginariamente’ entrar em lugares nunca sonhados e até nos encontrarmos com Deus, Anjos, Santos,etc.

Este estado de consciência alterado, chamado de HOLOTRÓPICO domina as grandes inspirações, os "fantasiosos" artistas, os filósofos e até alguns que alcançam a iluminação mística e possuem dons proféticos.

Existem muitos caminhos para se chegar a isto, não se usando LSD. No conceito atual de Terapia Transpessoal nenhum tipo de droga é necessário, já que temos poder mental para afastarnos do nosso dia a dia, e entrar nestes estados alterados ou PES (Estados Extra Sensoriais) por exemplo com a meditação.

Segundo Graf o uso do termo espiritual causaria reações estranhas tanto em psicólogos como em médicos, mas foi com esse termo, que tomou emprestado da Religião e Filosofia, que conseguiu definir a vida narrada pelos pacientes fora do contexto real linear: a ‘autotranscendência’ e ‘auto-realização’ ,sendo que a primeira sempre se encontra nas pessoas com desenvolvimento pessoal saudável (segundo Maslow)

VIDA

Graf, que nasceu em Praga (Checoslováquia) e formou-se em Medicina e trabalha em Psiquiatria a mais de 45 anos, começou a sua pesquisa quando trabalhava no Depto. de Psiquiatria, na Checoslovaquia em 1956. 
Naqueles dias recebeu uma caixa contendo uma nova substância,LSD, que testou em milhares de pessoas e percebeu que todas elas tinham visões que as afastavam da realidade linear e conhecida, e da consciência digamos ‘normal’ que nos permite estar em estado de atenção e de alerta. A partir deste ponto, treinou e desenvolveu a respiração Holotrópica, que consegue o estado incomum de consciência sem o uso de drogas alucinógenas.

Atualmente Grof vive em Califórnia, aonde é Professor de Psicologia no Califórnia Institute em Santa Bárbara. Foi indicado ao prêmio "International Sigmund Freud Award por Psycoteraphy".

 

About The Author

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi